Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Menos escolas encerradas em Vila Franca de Xira

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira só vai encerrar 14 escolas básicas do concelho até 2015 e não 22 como antes anunciara. Na base do recuo está a importância de alguns estabelecimentos de ensino no desenvolvimento das localidades onde se inserem.
7 de Dezembro de 2006 às 16:27
“O carácter promotor de desenvolvimento social das escolas das localidades rurais de Calhandriz, Cachoeiras e Quintas levou o executivo a recuar na decisão”, disse Maria Conceição Santos, a vereadora da Educação.
A primeira proposta da autarquia, que esteve em consulta pública até ao passado dia 31 de Outubro, foi alvo de inúmeros protestos por parte das populações. A noca carta educativa será apreciada no dia 14 de Dezembro pelo Conselho Municipal de Educação, sendo depois sujeita a aprovação em Assembleia Municipal.
A Câmara garante que no próximo ano lectivo “haverá uma resposta maior no concelho no pré-escolar e no ensino básico” com a ampliação e remodelação das escolas básicas do primeiro ciclo (EB1) nº3 e nº4 da Póvoa de Santa Iria e nº2 de Alverca, o alargamento do jardim de infância João de Deus e da EB nº1 da Doutor Sousa Martins e a construção do refeitório da EB nº4 de Vila Franca de Xira.
Para 2008/2009, a autarca garantiu a construção de uma RB1 Jardim de Infância do Casal da Serra, Póvoa de Santa Iria, e de duas outras em Alverca e em Vialonga. Até 2009 estará construída a Escola Básica do segundo e terceiro ciclos (EB23) com ensino secundário da Póvoa de Santa Iria.
Ver comentários