Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Mercado vai fechar

Os cerca de 160 comerciantes do Mercado do Bom Sucesso, no Porto, recusam-se a cumprir a ordem da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), para fechar o espaço a partir de amanhã, por tempo indeterminado.

17 de Agosto de 2008 às 00:30
A florista Maria Pinto trabalha no Bom Sucesso desde os nove anos
A florista Maria Pinto trabalha no Bom Sucesso desde os nove anos FOTO: Sónia Caldas

Após uma acção de fiscalização realizada a 18 de Julho, o relatório da ASAE, assinado pela inspectora-chefe Maria Adelaide Torres, deliberou o encerramento do mercado por falta de condições. Uma decisão também contestada pela Câmara do Porto. O vereador das actividades económicas, Sampaio Pimentel, afirma que "antes desta decisão o inspector-director da ASAE tinha assinado outra notificação que apenas obrigava à suspensão imediata da actividade de venda de pescado". Ontem, o autarca reuniu-se com os vendedores do Bom Sucesso e atacou os métodos da ASAE. "Ao não ter dado qualquer prazo à autarquia para encontrar uma solução, demonstra falta de bom senso e desrespeito. A ASAE insiste e persiste em matar moscas com mísseis nucleares", criticou Pimentel .

Os comerciantes já foram também advertidos pela Polícia Municipal do Porto de que a última decisão da ASAE, comunicada na quinta-feira, tem de ser cumprida, mas a maioria promete tentar abrir as portas do mercado amanhã de manhã.

"Há famílias que dependem deste trabalho e que estão desesperadas. Algumas até já recebem apoio psicológico", disse a florista Maria Pinto, também ela revoltada por ter de fechar o local de venda onde trabalha há 56 anos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)