Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Metralhadora sem rasto

A pistola metralhadora TEC-9, apreendida a um gang de Vila Nova de Gaia o ano passado, não foi a usada na morte de ‘Berto Maluco’, uma das vítimas da onda de crime que ficou conhecida como ‘Noite Branca’.
17 de Junho de 2010 às 00:30
‘Pidá’ é suspeito de matar ‘Berto Maluco’. TEC-9 não foi arma do crime
‘Pidá’ é suspeito de matar ‘Berto Maluco’. TEC-9 não foi arma do crime FOTO: Diogo Pinto

Os exames periciais feitos à referida pistola foram realizados pelo Laboratório de Polícia Cientificai da Polícia Judiciária e determinaram que a arma não tinha sido aquela.

Segundo o Correio da Manhã apurou, o pedido foi feito por Helena Fazenda, coordenadora da equipa nomeada pela Procuradoria--Geral da República. No entanto, a probabilidade já era baixa – quase reduzida – atendendo a que tudo indica que a arma que matou ‘Berto Maluco’ foi uma Uzi.

Recorde-se, ainda, que a arma tinha sido apreendida a um dos membros de um gang acusado de vários roubos. Trata--se de uma pistola bastante rara – mas que é normalmente utilizada pelos gangs norte-americanos. Foi encontrada em Março do ano passado, em Gaia, na posse de um dos indivíduos alvo de busca da Judiciária do Porto.

‘Berto Maluco’ foi a última vítima da onda de crimes que, em 2007, assolou a noite do Porto, tendo sido atingido com mais de 60 disparos à porta de casa.

O crime continua por esclarecer.

PORMENORES

AURÉLIO PALHA

O empresário Aurélio Palha foi morto à porta da discoteca Chic em Agosto de 2007. ‘Berto Maluco’ estava com ele na altura dos disparos, mas conseguiu sair ileso.

GANG DA RIBEIRA

‘Pidá’, líder do gang da Ribeira, foi preso em Dezembro de 2007. Já foi condenado pela morte de Ilídio Correia e as autoridades suspeitam que seja também um dos autores da morte de ‘Berto’.

TREINO POLICIAL

A forma como Berto foi morto leva as autoridades a suspeitar que o suspeito tenha formação policial.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)