Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

METRO DE SUPERFÍCIE LIGA ALGÉS À FALAGUEIRA

Até 2005 o Metro Ligeiro de Superfície (MLS) vai ligar Algés à Falagueira, prolongando-se, de seguida até Loures, com ligações previstas entre Falagueira e Santa Apolónia e entre Alcântara e Oriente.
17 de Setembro de 2002 às 22:10
Os projectos destas circulares, ditas interiores, foram apresentados ontem, no Ministério das Obras Públicas, em Lisboa, durante um seminário que, como outros eventos, assinala a Semana da Mobilidade em curso.

Sem avançar datas concretas para o arranque da primeira fase do MLS, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Valente de Oliveira, presente na sessão de apresentação do projecto, garantiu a participação do sector público no respectivo financiamento, ao lado das autarquias.

Valente de Oliveira sublinhou, na ocasião, as vantagens do MLS - de aspecto semelhante aos modernos eléctricos -, considerando que não só permite o descongestionamento de tráfego, como é “menos cara e mais fácil” de concretizar.

Aprovada pelo Governo, a primeira fase do projecto, entre Algés e a Falagueira, numa extensão de 12 quilómetros, está orçada em 232 milhões de euros. Um quarto da verba destina-se à reconversão urbana.

As empresas Carris e Metro projectaram a extensão da linha, ao longo de 12 quilómetros, até Loures, atravessando Famões, Odivelas e Santo António dos Cavaleiros. Os custos de implantação foram estimados em 222 milhões de euros.

Em Lisboa está prevista a construção de duas circulares: uma periférica, entre Falagueira e Santa Apolónia, com 11 quilómetros, outra de transição, que liga Alcântara à Gare do Oriente, com 15,4 quilómetros.

O investimento global ascende a perto de 500 milhões de euros, mas não foram apontadas datas de concretização. “Anda não há certezas”, tornou claro António Proença, da Rede Integrada Carris/Metro.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, disse ao CM que a intervenção urbana na cidade levará em linha de conta a existência do MLS.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)