Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Mil metros de fogo-de-artifício

Foram dois meses de trabalho intenso para conseguir os 20 minutos de deslumbramento do espectáculo pirotécnico, que vai assinalar a Passagem de Ano em Portimão. Com cerca de um quilómetro de extensão, na Zona Ribeirinha, Praia da Rocha e Alvor, promete ser o maior de Portugal Continental em termos de linha de fogo.
29 de Dezembro de 2006 às 00:00
Montagem do espectáculo piromusical começou ontem de manhã
Montagem do espectáculo piromusical começou ontem de manhã FOTO: Paulo Marcelino
“Vamos disparar cerca de dez mil peças, o que representa várias toneladas de pólvora, a partir de 33 postos em terra e ainda de 14 plataformas flutuantes, em pleno Rio Arade; na Praia da Rocha, vamos ter mais onze e outra em Alvor”, disse ao CM Fernando Rodrigues, da GJR Pirotecnia, responsável pela parte técnica do espectáculo, denominado ‘Evasões’. A montagem começou ontem de manhã e vai prolongar-se até ao dia 31, envolvendo cerca de 60 pessoas, das quais 18 pirotécnicos. O material foi transportado em seis camiões TIR.
Além do fogo de artifício, cujo lançamento será feito com tecnologia digital, o espectáculo integra um painel de ‘countdown’, lasers e música (uma composição de temas tradicionais, modernos e épicos), que será difundida através de 14 torres de som (140 mil watts).
A ponte velha do Arade, onde a circulação automóvel vai estar condicionada a partir das 09h00 do dia 31 – e totalmente encerrada a partir das 22h00 –, será palco de uma cascata de luz e de “algumas surpresas”, prometeu Fernando Rodrigues, que destacou a “grande qualidade” do evento.
PORMENORES
INVESTIMENTO
O espectáculo piromusical que vai marcar a Passagem de Ano em Portimão representa um investimento de 181 500 euros por parte da autarquia local, que espera atrair até à Zona Ribeirinha, Praia da Rocha e Alvor largos milhares de visitantes.
CONCERTOS
Antes do fogo de artifício, a noite de Fim de Ano vai ser animada, em Portimão, com a actuação dos cubanos Orishas, a partir das 22h00, num palco instalado junto ao Rio Arade. Depois do espectáculo piromusical, a noite prossegue com os brasileiros Canta Bahia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)