Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Milhares de portugueses explorados

Mais de 2000 trabalhadores, na maioria portugueses de zonas pobres da região do Porto, estão a ser alvo de exploração laboral na zona espanhola de La Rioja, denunciou ontem o procurador-chefe do Tribunal Superior de Justiça de La Rioja.
28 de Abril de 2007 às 00:00
Explorados na agricultura
Explorados na agricultura FOTO: Luís C. Ribeiro
Juan Calparsoro apresentou os dados relativos à actividade da Procuradoria de La Rioja de 2006, explicando que continua em curso uma investigação que visa clarificar o fenómeno do tráfico ilegal de imigrantes e o abuso de pessoas com fins laborais.
Segundo este responsável, foram já detectadas várias situações de captação de portugueses muito pobres, com problemas de droga e até deficiências físicas e mentais, que estão a trabalhar em condições praticamente de escravatura.
Calparsoro explicou que o assunto foi já analisado em reuniões entre as autoridades espanholas e portuguesas.
No caso mais recente, em Março, uma operação da Guarda Civil espanhola em várias localidades da região de Rioja conseguiu “libertar de um regime de escravatura encoberta” 91 trabalhadores, a maioria dos quais portugueses, detendo 17 exploradores dos operários, 13 destes também portugueses.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)