Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Militares da GNR afastados por comportamentos “indecorosos”

A GNR de Viana do Castelo decidiu retirar de funções operacionais dois militares daquela força, ao serviço no destacamento de Arcos de Valdevez, por alegados comportamentos "indecorosos" num estabelecimento de diversão nocturna.
5 de Janeiro de 2012 às 17:21
GNR instaurou processo disciplinar a militares
GNR instaurou processo disciplinar a militares FOTO: Nuno André Ferreira

A informação foi confirmada esta quinta-feira à Lusa por fonte da GNR e em causa está uma denúncia sobre o comportamento "sem regras" e "exagerado", em termos de compostura, dos dois militares, na noite de 24 para 25 de Dezembro, alegadamente sob influência de álcool, quando estavam fardados e de serviço. 

"Terão tido uma conduta imprópria num estabelecimento de diversão nocturna de Arcos de Valdevez, sendo que os factos foram denunciados a este comando dias depois", esclareceu fonte da GNR de Viana do Castelo.  

Os dois militares prestam serviço no Posto Territorial de Arcos de Valdevez e, segundo a fonte, esta conduta "terá tido origem no consumo manifestamente excessivo de álcool".

"O comportamento dos militares naquela noite ter-se-á consubstanciado num atitude de desregramento, que não se coaduna com a postura dos homens e mulheres que servem nesta instituição", refere, oficialmente, a GNR.  

Acrescenta que foi determinada a instauração de um processo disciplinar, "sem prejuízo de eventual denúncia criminal, caso se verifiquem indícios de práticas criminosas", com vista "a apurar os factos ocorridos".  

Os dois militares foram entretanto "retirados do serviço operacional", mantendo-se em funções administrativas "até à conclusão do referido processo". 

A GNR esclarece que apesar de terem corrido "rumores" de que no interior daquele estabelecimento "terão sido efectuados disparos por estes militares, tal facto, face a uma primeira averiguação, sumária, não se terá verificado".  

militares gnr arcos de valdevez viana do castelo comportamento estabelecimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)