Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

MILITARES PEDEM MEIOS

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) alerta para a necessidade de modernizar as Forças Armadas, reequipá-las e alterar a sua estrutura organizativa militar, por forma a melhorar e aumentar a sua capacidade de resposta.
25 de Julho de 2002 às 22:03
O general Alvarenga Sousa Santos aproveitou a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio, primeiro-ministro, Durão Barroso, e do ministro da Defesa, Paulo Portas, nas cerimónias do Dia das Forças Armadas e do Exército, que ontem decorreram na Praça do Império, em Lisboa, para deixar este e outros recados.

“É essencial a criação de um órgão logístico centralizado e coordenador, integrando especialistas das áreas da indústria, economia, finanças, investigação e desenvolvimento e outras que potenciem mais-valias para a Defesa e para o País”, sublinhou o general.

Alvarenga Sousa Santos considerou ser “importante melhorar as qualificações e o apoio do pessoal, reestruturando o ensino superior, para que a formação académica, no âmbito das Forças Armadas, seja competitiva e permita a atribuição dos vários graus académicos e, por outro lado, agilizando a saúde militar através de um órgão coordenador a nível superior, a fim de obter sinergias das potencialidades e recursos existentes, nomeadamente no âmbito operacional”.

A este propósito o ministro da Defesa, Paulo Portas, considerou que a “adesão a valores patrióticos” e de “identidade nacional” deve constituir o principal incentivo para quem procurar as futuras Forças Armadas totalmente profissionais.

Para Paulo Portas, as Forças Armadas devem tornar-se atractivas. Afirmou, ainda, que “consta do programa do Governo a modernização” da instituição.

As cerimónias culminaram com a condecoração de efectivos que se destacaram em várias áreas, aligeirando-se o ambiente protocolar quando Durão Barroso deixou cair uma medalha no momento em que a ia colocar na farda de um militar.

Notória foi a fraca afluência de portugueses para assistir ao desfile de militares dos três ramos das Forças Armadas, de veículos e meios técnicos do Exército e de aviões F-16 e Alpha Jet da Força Aérea.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)