Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Ministra impõe nome negado pelo Exército

Coronel Joaquim Leitão vai liderar Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Sérgio A. Vitorino 18 de Outubro de 2016 às 14:09
Joaquim Leitão foi nomeado comandante dos Sapadores de Lisboa quando António Costa era presidente da câmara
Joaquim Leitão foi nomeado comandante dos Sapadores de Lisboa quando António Costa era presidente da câmara FOTO: Vítor Mota
A ministra da Administração Interna vai dar posse esta semana ao coronel Joaquim Leitão como novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Constança Urbano de Sousa não acolhe um parecer negativo do Exército, a que o CM teve acesso, que aconselha um general.

O nome foi oficializado esta segunda-feira numa reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil. Joaquim Leitão foi investigado (mas não acusado) num inquérito-crime por irregularidades na compra de viaturas para os Sapadores de Lisboa, onde foi comandante entre 2008 e 2013 nomeado pelo agora primeiro-ministro António Costa.

Segundo o parecer do Exército, o nome "não é merecedor de qualquer juízo desfavorável". Em causa está o posto de Joaquim Leitão: coronel. Entende o ramo das Forças Armadas que, para presidente da ANPC, seria "aconselhável que o titular do cargo em causa fosse um oficial general".

Sustenta com o constrangimento de ter um coronel a dar ordens e relacionar-se ao mesmo nível institucional com generais parceiros da ANPC. Outro embaraço tem a ver com o ordenado. Como presidente da ANPC, o coronel Joaquim Leitão irá receber o mesmo que o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Pina Monteiro. Ambos são equiparados a direção superior de 1º grau, cerca de 3700€/mês, brutos, mais 780 de despesas de representação.

Fonte do Ministério da Administração Interna disse ontem ao CM que a escolha "está feita". "O parecer do Exército não é vinculativo, apenas consultivo", explicou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)