Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Ministro nega mal-estar com António Costa

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, negou esta quarta-feira qualquer mal-estar com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, quanto à gestão das esquadras da cidade.
11 de Março de 2009 às 15:49
António Costa tem criticado a gestão das esquadras na capital
António Costa tem criticado a gestão das esquadras na capital FOTO: João Miguel Rodrigues

Rui Pereira, que falava à margem da cerimónia do 142º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, garantiu que o Ministério da Administração Interna e a autarquia de Lisboa têm 'uma posição comum', que passa por 'dar mais segurança aos habitantes da capital, nomeadamente através do melhoramento de instalações da Polícia, aposta no policiamento de proximidade e aumento de efectivos policiais'.

Apesar de o ministro salientar que tem havido 'um diálogo constante' entre a Câmara, PSP, Ministério e Governo, no início de Fevereiro, António Costa apresentou uma moção na Câmara, aprovada por unanimidade, condenando o encerramento da esquadra do Rego e exigindo do Estado esclarecimentos sobre a gestão de rede de esquadras e a política de policiamento de proximidade.

Desde a aprovação da moção, o presidente da Câmara de Lisboa tem multiplicado as suas críticas, considerando que tem existido uma 'falta de visão' do Estado relativamente à segurança em Lisboa.

Sobre a esquadra do Rego, Rui Pereira explicou que foi encerrada por 'não reunir condições de segurança', existindo já um local que está a ser estudado para se instalar o futuro posto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)