Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Ministro Rui Machete diz que exportações vão crescer este ano

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "antevê-se que as exportações representem 73 mil milhões de euros".
22 de Janeiro de 2015 às 20:31
Rui Machete
Rui Machete FOTO: José Sena Goulão/Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou esta quinta-feira que as exportações portuguesas devem crescer este ano, estimando-se em 73 mil milhões de euros, mais 3,3 mil milhões de euros que em 2014.

"Para este ano de 2015, antevê-se que as exportações representem 73 mil milhões de euros, um volume adicional de 3,3 mil milhões de euros face a 2014. Em quatro anos conseguimos que o ajustamento externo fosse realizado através do crescimento das exportações, o que é notável", destacou o governante. Rui Machete intervinha no encerramento do primeiro Encontro Empresarial da Diáspora Portuguesa, que esta quinta-feira decorreu na sede da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Na sua intervenção, o chefe da diplomacia portuguesa destacou que o país "retomou a rota do crescimento" e tem, para este ano, um objetivo de 2,7% para o défice, que permitirá reduzir a carga fiscal para os cidadãos e baixar o IRC para as empresas. Para a recuperação, sublinhou, "foi fundamental o contributo das exportações": a internacionalização da economia é "um caso de sucesso, num período tão curto de ajustamento", disse.

"Em 2010 o peso das exportações no PIB era de cerca de 24%, valor que ultrapassou os 40% já em 2013 e cuja evolução se manteve positiva no ano que agora terminou, representando uma das maiores taxas de crescimento na zona euro", destacou.

ministro de Estado e dos Negócios ministro de Estado e dos Negócios exportações
Ver comentários