Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Mísseis protegem Papa em Fátima

O Exército Português tem a missão de defender o espaço aéreo durante a vista de Bento XVI a Portugal. Um eventual ataque lançado dos céus em Fátima contra o Santo Padre terá a resposta dos mísseis MIM-72.

28 de Abril de 2010 às 00:30
As câmaras vão ajudar as forças de segurança na visita do Papa
As câmaras vão ajudar as forças de segurança na visita do Papa FOTO: Paulo Cunha/Lusa

O sistema ‘Chaparral’ será instalado em zonas estratégicas em redor do Santuário. Já o espaço aéreo próximo do Terreiro do Paço, em Lisboa, será protegido pelos sistemas mar-ar das fragatas da Marinha. O CM sabe que, no âmbito do plano de segurança, estão a ser preparados todos os meios de defesa para eventuais situações de alto risco, como atentados terroristas e ameaças aéreas. O Regimento de Artilharia Anti-Aérea nº 1 foi esta semana chamado à missão de protecção do Papa e defendeu a instalação de baterias de mísseis em áreas mais vulneráveis. Está ainda a estudar os locais onde poderá montar todo o sistema norte-americano ‘Chaparral’: criado nos anos 60 e ao serviço do exército português desde 1990, década em que deixou de ser usado nos EUA.

O ‘Chaparral’ utiliza mísseis autoguiados MIM-72 e está equipado com sistema de visão nocturna de infravermelhos. Para a sua operacionalidade conta com torres de radar que detectam qualquer ameaça numa área de cerca de 25 km2, em baixa e muito baixa altitude. Na prática, assim que é detectado um aparelho considerado suspeito, o sistema entra em posição de lançamento em cerca de dois minutos. Cada bateria está equipada com quatro mísseis.

VIDEOVIGILÂNCIA REDUZ CRIME

A entrada em funcionamento do sistema de videovigilância no Santuário de Fátima contribuiu para uma redução de 15 por cento na criminalidade participada, revelou ontem o ministro da Administração Interna, Rui Pereira. O sistema "é uma mais-valia para tudo, incluindo a segurança no âmbito da visita de Sua Santidade, porque permite abranger toda a área do santuário", disse o governante, durante uma visita ao posto da GNR de Fátima, onde são recebidas as imagens captadas por oito câmaras. Os equipamentos, a funcionar há um ano, estão instalados em vários pontos do recinto e além de auxiliarem as forças de segurança servem também para ajudar a Protecção Civil ou o INEM em caso de emergência médica. As imagens são guardadas durante trinta dias, após os quais terão de ser destruídas.

PORMENORES

MOMENTO PRIVILEGIADO

O reitor do Santuário de Fátima, padre Virgílio Antunes, considera que a visita de Bento XVI é um "momento privilegiado" após João Paulo II ter divulgado a mensagem de Fátima.

ALOJAMENTO IRREGULAR

Fátima tem uma oferta de alojamento superior a 15 mil camas mas apenas metade em situação legal. Os responsáveis do Turismo esperam que os proprietários dos estabelecimentos irregulares os licenciem, aproveitando a legislação de requalificação hoteleira.

PADRES CASADOS

Portugal tem entre 600 a 700 padres casados, que pediram dispensa para contrair casamento católico e continuar ligados à Igreja ou que optaram pelo casamento civil e pela vida leiga.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)