Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

MONÇÃO NECESSITA DE UM AUDITÓRIO

José Emílio Moreira, presidente da Câmara de Monção, vai pedir ao ministro da Cultura apoio para a recuperação do Teatro João Verde.
12 de Março de 2003 às 00:00
Correio da Manhã – Entende a inauguração desta biblioteca como a realização de um sonho?
José Emílio Moreira – Sem dúvida alguma. O projecto já tem pelo menos oito anos, a obra começou há cerca de quatro e, depois de um árduo trabalho, sobretudo ao nível do financiamento, através de uma série de candidaturas, conseguimos chegar a esta altura, que é, sem dúvida, de festa e de grande alegria para todos os monçanenses.

– Vai fazer algum pedido especial ao ministro da Cultura?
– A nova biblioteca fica mesmo ao lado do velho e degradado Cine-Teatro João Verde que, desde há muitos anos, tencionamos recuperar. É uma obra que envolve uma verba muito elevada, superior a 2,5 milhões de euros, e, por isso, vou sensibilizar o senhor ministro para o problema.

– E o que pretendem fazer do velho teatro?
– A nossa intenção é, aproveitando a estrutura externa, construída em 1941, fazer deste edifício um centro cultural, com várias valências, entre as quais, um bom auditório, de que precisamos realmente muito. É que, em pleno século XXI, não temos uma sala para cinema, teatro e outro tipo de realizações, como seminários e congressos.

– Mas, no campo da cultura, que outros projectos tem a autarquia em carteira?
– Temos muitos, em carteira e em curso, sobretudo ao nível da recuperação e valorização do património. Estamos a recuperar a muralha medieval da vila, tarefa que temos sensivelmente a meio; já adjudicámos a obra de reconstrução do edifício que vai albergar o Arquivo Municipal e, noutros locais do concelho, temos em curso três empreitadas importantes, em sítios de alto valor histórico: a envolvente à Torre de Lapela, a Ponte do Mouro e a aldeia de Paçô do Monte.

– Por que razão resolveu este executivo apostar fortemente na cultura?
– Por um lado, porque o concelho estava deficitário em termos de equipamentos culturais e, por outro, porque entendemos que a cultura traz desenvolvimento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)