Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

MONSANTO RENOVADO

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Santana Lopes, iniciou ontem, com a colaboração de três dezenas de alunos da escola número 23, de Campolide, o programa de florestação em Monsanto.
18 de Novembro de 2003 às 00:24
Segundo o projecto apresentado, até 2006 vão ser plantados 32 mil árvores e 38 mil arbustos naquele parque lisboeta, onde já estão limpos e reparados 23 quilómetros de caminhos e a segurança foi reforçada.
“Costuma dizer-se que uma pessoa completa o seu sentido de vida quando tem filhos, escreve um livro e planta uma árvore. Como já tenho cinco filhos e já publiquei dois livros prefiro plantar a árvore lá mais para diante, se não se importam”, referiu Santana Lopes, antes de seguir rodeado da miudagem, de sete a nove anos, que fez questão de orientar.
“Faz isso com cuidado e não te esqueças de fixar bem o lugar onde plantaste a tua árvore, que é para poderes vir acompanhar o seu crescimento”, aconselhou a um rapaz. Ao lado, uma menina perguntou: “Ele é que é o presidente?” Santana Lopes ouviu, sorriu e esclareceu: “Dizem que sim.”
Momentos antes, o presidente da CML tinha sublinhado que já se nota a diferença em Monsanto face à limpeza que decorre e ao melhor patrulhamento existente e, aproveitando a presença de representantes da Quercus e da Liga de Protecção da Natureza, falou do túnel rodoviário das Amoreiras ao Marquês de Pombal: “Estamos a fazer tudo para que aquelas árvores – dou como exemplo as da Rua Artilharia Um –, a que mais têm feito referência como devendo ser protegidas, o sejam de facto. E vamos reorientar a obra, no sentido de, na medida do possível, irmos ao encontro desse objectivo.”
O director municipal do Ambiente Urbano, Silva Ferreira, indicou que o projecto para Monsanto representa um investimento de um milhão de euros: 420 mil para os caminhos, 370 mil para a limpeza da floresta e 210 mil para a aquisição e plantação das novas espécies. Conhecido como o pulmão da cidade, o Parque Florestal de Monsanto tem, nos seus quase 900 hectares, cerca de 600 mil árvores, sendo que o resto da cidade conta apenas com 80 mil.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)