Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

‘Monstro’ das Caldas remete-se ao silêncio em tribunal

Acusado de 629 crimes de abuso sexual de crianças começou a ser julgado.
José Durão 12 de Setembro de 2020 às 09:54
Elmano Nobre a entrar ontem no tribunal, acompanhado por elementos da Guarda Prisional
Elmano Nobre a entrar ontem no tribunal, acompanhado por elementos da Guarda Prisional FOTO: Pedro Brutt Pacheco
Manteve-se esta sexta-feira em silêncio, no início do julgamento, em Leiria, o homem de 75 anos que responde por 629 crimes de abusos sexuais. Elmano Nobre, que ficou conhecido como ‘monstro das Caldas’, cidade onde ocorreram os abusos, não explicou os crimes e só falou para dizer ao juiz que está internado no Hospital-Prisão de Caxias por razões de saúde. Para o primeiro dia, foram chamadas 20 testemunhas.

O acusado é suspeito de abusar sexualmente das crianças entregues ao cuidado da sua mulher, com 51 anos, que também foi acusada dos crimes, em coautoria. Os dois estão casados há 25 anos.

O agressor foi detido em novembro do ano passado por atos sexuais de relevo com uma criança de sete anos. Já tinha antecedentes criminais por abusos a crianças - foi condenado a quatro anos em 2012, pena suspensa. Foi durante a investigação que se descobriu a real extensão dos abusos levados a cabo pelo idoso, que aproveitava as ausências da sua mulher em casa para atacar os menores.

Três crianças, alegadas vítimas do agressor, foram ouvidas para memória futura durante a fase de inquérito, para evitar que tivessem de estar frente a frente com o acusado. O julgamento é à porta fechada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)