Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Moradores saturados de maus cheiros e ratos

Os maus cheiros proveniente dos esgotos a céu aberto junto ao rio Xarrama estão a deixar desesperados os moradores do bairro da Comenda, na cidade de Évora. A situação arrasta-se há já vários meses e a população queixa-se que as medidas tomadas pela autarquia de nada têm servido para remediar o assunto.
19 de Agosto de 2005 às 00:00
Os moradores do bairro da comenda queixam-se e querem uma solução para os esgotos a céu aberto
Os moradores do bairro da comenda queixam-se e querem uma solução para os esgotos a céu aberto FOTO: d.r.
“No Verão, o cheiro é insuportável, principalmente ao final da tarde. Há ratazanas e outros bichos aqui mesmo ao lado das nossas casas, onde brincam as crianças. Houve dias em que a minha filha foi para a casa de familiares porque não conseguia aguentar o cheiro nauseabundo”, conta Ondina Nunes, moradora na zona do ribeiro do Rebocho, afluente do rio Xarrama e local para onde vão as descargas das habitações.
“Antigamente, os esgotos corriam directamente para o ribeiro, e via-se a porcaria toda, depois a autarquia fez uma caixa, mas está sempre entupida e até já rebentou”, denuncia Maria Zambujo, outra das queixosas que receia o aparecimento de problemas de saúde pública devido à situação.
CÂMARA ACUSA PROPRIETÁRIOS
O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto de Oliveira, disse ao CM que o problema há muito que se encontra identificado, mas que o principal entrave à realização dos melhoramentos necessários passa pela resistência de alguns proprietários de terrenos no local. “Há pessoas que continuam a criar gado numa zona urbana, tentando rentabilizar ao máximo o seu património, mas de forma ilegal.” O autarca garante ainda que, “estão a ser feitos estudos”, mas não apresenta qualquer data para o início da obra.
Informado pelo CM, o delegado de saúde local não quis prestar esclarecimentos, alegando desconhecer a situação. Porém, infecções causadas por parasitas, vírus ou bactérias, alergias e reacções tóxicas são algumas das consequências da exposição a resíduos sólidos não tratados, como acontece na Comenda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)