Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Morre afogado diante da família (C/ VÍDEO)

Ao longo de uma hora, António Moreira, 53 anos, lutou pela vida depois de um aluimento de terras o ter feito cair no poço de água, na garagem de casa, ontem de manhã, em Grijó, Gaia. Apesar das tentativas de salvamento, morreu em frente à mulher e filhas.
24 de Dezembro de 2009 às 00:30
Familiares e vizinhos tentavam ontem consolar a mulher da vítima, que viu o marido a cair ao poço
Familiares e vizinhos tentavam ontem consolar a mulher da vítima, que viu o marido a cair ao poço FOTO: José Rebelo

"Como é que isto se faz, ele nem sequer estava doente", gritava em pranto a mulher da vítima para uma vizinha. António caiu ao poço, pelas 08h00, quando entrava no seu carro para levar a mulher ao emprego.

As terras que cobriam o poço, com cerca de dez metros, não aguentaram o peso. As primeiras tentativas de salvamento foram feitas por familiares e vizinhos, mas a corda partiu. "A corda não aguentou porque ele era um homem forte. Ele ainda disse que estava tudo bem", contou ontem ao CM o vizinho António Soares.

A tentativa de resgate da vítima foi feita primeiro pelos bombeiros dos Carvalhos, mas ao que o CM apurou, não foi cumprido o protocolo de actuação. "Isto é uma grande tragédia, ainda para mais tão perto do Natal", lamentou o vizinho António.

PROTOCOLO DE RESGATE FALHOU

"Quando há uma situação deste género são sempre accionados os bombeiros da localidade e os Sapadores. Neste caso, isso não aconteceu. A queda ocorreu às 08h00 e nós só fomos para o local uma hora depois", afirmou ao CM o subchefe Fernando Santos, dos Sapadores de Gaia. Este procedimento violou, segundo o responsável, o protocolo.

"Os Voluntários dos Carvalhos ligaram às 08h55 a dizer que não precisavam do nosso apoio e cinco minutos depois accionaram-nos", acrescentou. Fonte dos bombeiros dos Carvalhos disse ao CM que o processo está em investigação, recusando-se a afirmar se uma operação de resgate diferente poderia ter salvado a vida a António.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)