Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Morre carbonizado no dia de aniversário

João Macedo completava ontem, dia de Natal, 59 anos. Morreu carbonizado numa barraca de madeira que ardeu durante a madrugada sem ninguém se aperceber, em Pernes, no concelho de Santarém. O incêndio só foi detectado pelas 10h30, por uma prima, Maria Manuela Macedo, que viu muito fumo a sair do anexo quando ia dar de comer ao gado.
26 de Dezembro de 2011 às 01:00
Até o Bilhete de Identidade de João Macedo foi consumido pelas chamas que destruíram a barraca onde vivia
Até o Bilhete de Identidade de João Macedo foi consumido pelas chamas que destruíram a barraca onde vivia FOTO: João Nuno Pepino

Quando os Bombeiros Voluntários de Pernes chegaram ao local, numa escarpa de difícil acesso, nas traseiras da casa da prima, já nada havia a fazer. As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ), que ontem esteve na barraca a recolher provas.

Maria Manuela Macedo admite que o fogo possa ter sido provocado por um cigarro ou por um isqueiro. A barraca servia para guardar palha e feno para o gado. "Infelizmente, não é primeira vez que isto acontece. Ele já escapou a outras duas situações iguais, uma delas até cá dentro de casa", afirmou ao CM a prima da vítima, explicando que o álcool destruiu a vida de João Macedo, que residia em Pernes desde 1975.

"Ele tinha um problema muito grande com a bebida e andava sempre com um cigarro na boca. Eu avisei-o várias vezes para ter cuidado, mas ele não dava ouvidos a ninguém", lamenta a mulher, que garante não ter ouvido João Macedo chegar a casa.

"Entretanto, já soube que esteve com um homem aqui de Pernes que lhe costumava arranjar trabalho, mas não sei a que horas passou para a barraca", onde era costume pernoitar nos últimos meses, conta Maria Manuela Macedo. A vítima – que tem uma irmã a residir em Santarém – foi durante muitos anos torneiro de madeiras em várias fábricas de Pernes, mas ultimamente estava desempregado e fazia apenas um biscate a tratar de animais.

HOMEM SANTARÉM INCÊNDIO CONSOADA ANIVERSÁRIO BARRACA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)