Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Morre em incêndio

Cigarro pode estar na causa da tragédia. Câmara mandou demolir casa abandonada.
10 de Junho de 2013 às 01:00
Sem-abrigo conhecido por ‘Zezinho’ foi encontrado após fogo que destruiu casa devoluta
Sem-abrigo conhecido por ‘Zezinho’ foi encontrado após fogo que destruiu casa devoluta FOTO: Vítor Mota

As chamas e o muito fumo não davam tréguas aos Bombeiros da Amadora, que combatiam um incêndio que deflagrou, anteontem à tarde, numa casa devoluta. O cenário piorou quando, já na fase de rescaldo, deram com o corpo de um homem debaixo dos destroços da habitação. Tratava-se de um sem-abrigo, de 37 anos, que assim perdeu a vida. Um cigarro mal apagado pode estar na origem da tragédia. Por ordem da câmara, as paredes que restavam do imóvel foram ontem deitadas abaixo.

'Zezinho', como era tratado carinhosamente pelos vizinhos, foi encontrado com queimaduras nas mãos e na zona da cara. Perto de si tinha um isqueiro. "Ele estava sempre a fumar. Se calhar foi isso que o matou", dizia ontem ao Correio da Manhã um vizinho, enquanto assistia à destruição por parte de uma máquina do que restava da casa. Mário Conde, comandante dos Bombeiros da Amadora, também avançou que um cigarro mal apagado estava entre as possíveis causas para o fogo.

O alerta chegou aos bombeiros pelas 17h30, dando conta de um incêndio urbano na rua Gonçalves Ramos. Nesse local, existem duas vivendas abandonadas, ambas frequentadas por sem-abrigo e toxicodependentes. As operações dos bombeiros demoraram cerca de duas horas, uma vez que a casa afetada tinha bastante lixo no seu interior. O corpo de ‘Zezinho’ foi encontrado numa pequena divisão da casa, totalmente consumida pelas chamas.

O óbito foi declarado no local por um delegado de saúde, e o corpo transportado ao Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Por decisão da Câmara da Amadora e da Proteção Civil, foi ordenada a demolição imediata do imóvel degradado.

fogo Amadora sem-abrigo escombros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)