Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Morre idoso atingido por bota de cavaleiro

António Martins, 84 anos, foi atingido no rosto. Morreu no hospital três dias após acidente.
16 de Maio de 2014 às 16:15
António Martins, 84 anos, foi atingido no rosto. Morreu no hospital três dias após acidente.

A Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, na Vila de Ponte, Guimarães, recusa responsabilidades na morte de um idoso de 84 anos quando assistia, no último sábado, à primeira grande corrida de cavalos a galope durante as festas. António Martins foi violentamente atingido pela bota de um cavaleiro em queda, cuspido pelo animal. Morreu três dias depois no hospital. A família ainda não decidiu se vai agir judicialmente sobre a organização.

"Foi um acidente infeliz, já apresentámos os pêsames à família, mas tratou-se de um acidente durante uma prova em que todas as normas foram cumpridas", disse ao CM Carlos Peixoto, membro da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, da Vila de Ponte. A comissão entregou a organização da corrida de cavalos a uma empresa de eventos desportivos e declina, por isso, responsabilidades.

"A prova foi organizada por uma empresa contactada para o efeito. Mas todas as normas legais foram cumpridas", vincou o membro da confraria, adiantando que "tanto cavalo como cavaleiro têm seguro". A família de António Martins, que ontem foi a enterrar em Prazins Santo Tirso, onde vivia, ainda não decidiu se vai seguir com o caso para tribunal. "Ainda está tudo fresco e têm estado a falar com a comissão de festas", disse ontem ao CM um sobrinho da vítima.

António Martins era apaixonado por corridas de cavalos e não quis perder a oportunidade de assistir, no sábado, à prova que se realizou pela primeira vez na Vila de Ponte. Com milhares de pessoas a assistir, escolheu lugar junto a uma curva apertada onde o espetáculo costuma ser "mais animado". Ao passar por si, o cavalo seguiu em frente, atirando o cavaleiro contra a multidão. A bota atingiu o idoso no rosto. Foi assistido no local, mas não resistiu às lesões.

morre idoso atingido bota jóquei cavalo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)