Morreu antigo bispo do Porto

Dom Júlio Tavares Rebimbas, antigo arcebispo-bispo do Porto, morreu na madrugada de ontem na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, onde se encontrava internado há alguns dias. Tinha 88 anos.
07.12.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Morreu antigo bispo do Porto
Corpo de D. Júlio Tavares Rebimbas está em câmara ardente na catedral do Porto Foto Joana Neves Correia

Nascido a 21 de Janeiro de 1922, na freguesia de S. Mateus de Brunheiro, concelho da Murtosa, o bispo emérito do Porto levou uma vida dedicada à Igreja. Considerado por muitos como uma grande figura do episcopado português, D. Júlio Tavares Rebimbas, que foi também auxiliar do Patriarca de Lisboa, primeiro prelado de Viana do Castelo e bispo do Algarve, é recordado com saudade.

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, relembra o prelado como um "dedicado pastor do povo de Deus", que deixou um "rasto de gratidão e simpatia" em todas as dioceses que serviu. Salienta ainda que D. Júlio Tavares Rebimbas "concretizou o espírito e determinações do Concílio Vaticano II, quer nas iniciativas que tomou quer no seu modo cordial e próximo de estar". D. Manuel Clemente refere ainda que "a diocese do Porto está profundamente grata a D. Júlio Tavares Rebimbas. Também o Presidente da República, Cavaco Silva, recordou "a grande sabedoria" e as "notáveis qualidades de pastor" do bispo. O corpo de D. Júlio está em câmara ardente na Catedral do Porto, de onde seguirá o cortejo fúnebre, após uma celebração às 14h30 de hoje, até ao Bumeiro, onde será sepultado no jazigo da família.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!