Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Diniz de Almeida, um dos capitães de Abril, morre vítima da Covid-19

Capitão liderou a resistência do Ralis durante a tentativa de golpe de 11 de março de 1975.
SÁBADO e Lusa 16 de Maio de 2021 às 18:03
Morreu Diniz de Almeida, capitão de Abril tinha 74 anos
Morreu Diniz de Almeida, capitão de Abril tinha 74 anos FOTO: Direitos Reservados
Morreu o capitão de Abril Diniz de Almeida, que liderou a resistência do Regimento de Artilharia de Lisboa durante a tentativa de golpe de 11 de março de 1975. Tinha 74 anos.

A notícia sobre a morte de Diniz de Almeida, vítima de Covid-19, foi avançada no Facebook por outro militar de Abril, Duran Clemente, e mais tarde confirmada por pelo coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril à revista Sábado. 

"De Diniz Almeida lembro a enorme participação no dia 25 de Abril [de 1974] e o seu envolvimento intenso, nem sempre muito consensual, em todo o processo revolucionário", disse Vasco Lourenço à agência Lusa.

Recorde-se que Diniz de Almeida foi um dos capitães do Movimento das Forças Armadas (MFA) que originou a revolução de 25 de Abril de 1974. 

A 11 de março de 1975, Diniz de Almeida travou a tentativa de golpe após um ataque aéreo ao Ralis por parte de tropas paraquedistas ligadas ao general António de Spínola. O general acabou por se refugiar em Espanha. 

Depois da tentativa de golpe, foi criado o Conselho da Revolução. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários