Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Morreu Manuel Ferreira de Oliveira, antigo presidente da Galp

Antigo professor catedrático tinha 70 anos.
Correio da Manhã e Lusa 5 de Outubro de 2019 às 18:30
Ferreira de Oliveira
Ferreira de Oliveira FOTO: Inácio Costa
Morreu Manuel Ferreira de Oliveira, o antigo presidente da Galp e da Unicer (atual Super Bock Group), este sábado, 5 de outubro, aos 70 anos.

O antigo 
Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) contava com um percurso de mais de 40 anos ligados à engenharia. 

Ferreira de Oliveira aliava uma vasta experiência académica à "intervenção internacional ao mais alto nível e à gestão de empresas de topo em Portugal", como descreve a Universidade do Porto num comunicado com o percurso o catedrático.

Nascido em 21 de dezembro de 1948, Manuel Ferreira de Oliveira era licenciado em engenharia eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o antigo professor catedrático da FEUP tinha o grau de 'master of science' em energia pela Universidade de Manchester e era doutorado nesta área pela mesma instituição.

De acordo com informação disponível na página da universidade, Manuel Ferreira de Oliveira era membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto deste 2015.

Segundo a instituição, o antigo presidente da Galp foi responsável pela modernização da área de energia elétrica da FEUP, onde deu aulas entre 1979 e 1982, "tendo lançado as bases de uma equipa de investigação de reputação nacional e internacional e revelado, em tempos difíceis, grande determinação e capacidade de liderança".

Entre 1995 e 2000, Manuel Ferreira de Oliveira foi presidente do Conselho de Administração e do Conselho Executivo da Petrogal, de 2000 e 2006 assumiu as funções de presidente do Conselho de Administração e do presidente executivo da Unicer (Super Bock Group).

Entre 2006 e 2015 exerceu funções no grupo Galp Energia como administrador executivo e COO (2006) e, posteriormente, como presidente executivo e vice-presidente do Conselho de Administração (de 2007 a 2015).

De acordo com a FEUP, o corpo vai estar em câmara ardente na igreja de Cristo Rei, Porto.


Manuel Ferreira de Oliveira Super Bock Group economia negócios e finanças energia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)