Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

MORREU FERRER CORREIA

O professor catedrático Ferrer Correia, ex-presidente da Fundação Calouste Gulbenkian e antigo reitor da Universidade de Coimbra, morreu na quinta-feira à noite. Tinha 91 anos de idade e estava hospitalizado em Coimbra.
17 de Outubro de 2003 às 09:51
Ferrer Correia
Ferrer Correia FOTO: d.r.
A notícia foi revelada por Rui Alarcão, amigo pessoal e sucessor de Ferrer Correia na reitoria da Universidade de Coimbra (UC). Nascido a 15 de Agosto de 1912, em Senhor da Serra, concelho de Miranda do Corvo, Ferrer Correia formou-se em Direito em Coimbra e desenvolveu uma carreira académica de mérito reconhecido internacionalmente, particularmente nas áreas do Direito Comercial e do Direito Internacional Privado.
Além de aluno, professor e investigador brilhante, Ferrer Correia foi também uma pessoa de grande destaque na vida pública portuguesa, como referiu Rui Alarcão. O professor foi reitor da UC de 1976 a 1982 e na década de 80 integrou a administração da Fundação Calouste Gulbenkian, ascendendo à presidência da mesma após a morte de Azeredo Perdigão. Ferrer Correia foi elogiado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, que a ele sempre se referiu como “o senhor professor” e lhe destacou a grande qualidade da humildade.
O corpo de Ferrer Correia encontra-se em câmara ardente na capela da Universidade de Coimbra, devendo o funeral realizar-se amanhã, sábado. A Universidade de Coimbra decretou um dia de luto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)