Morreu mulher que foi colhida por touro

A mulher que ficou gravemente ferida, com perfurações no tronco, ao ser colhida por um touro durante as festas de Benavente, no sábado, faleceu anteontem à tarde no Hospital de São José, em Lisboa. A autópsia realiza-se hoje de manhã.

30.06.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Morreu mulher que foi colhida por touro
Gertrudes Lima foi surpreendida pela fúria do touro junto à curva do jardim de Santo António, em Benavente Foto Miguel Azevedo

Gertrudes Lima, de 82 anos, foi surpreendida por um touro quando o animal fugiu do grupo de cabrestos e do controlo dos campinos, que o conduziam pelas ruas da vila ribatejana, num percurso de cerca de um quilómetro e numa zona sem protecções. Ao que tudo indica, um homem terá passado pela frente do animal com um capote, ficando o touro sozinho e afastado dos cabrestos.

O touro acabou por investir contra os populares, tendo provocado cinco feridos: quatro foram internados no Hospital Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira) e já tiveram alta.

O caso mais grave foi o de Gertrudes Lima, que foi assistida no São José. Um dos filhos da octogenária estava muito perto do local onde tudo aconteceu, mas não pôde evitar o pior.

Apesar do seu estado clínico, Gertrudes Lima, que é natural de Benavente, esteve sempre consciente durante o período em que esteve internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S. José, razão pela qual a família mantinha viva a esperança na sua recuperação. Agora, visivelmente abalada, a família prefere refugiar-se no silêncio e não fazer qualquer declaração sobre o assunto.

As festas de Benavente são organizadas por duas comissões independentes (a da Sardinha e a da Picaria). No entanto, a Câmara Municipal de Benavente dispõe de um seguro de responsabilidade civil, que cobre qualquer acidente relacionado com os festejos.

Segundo apurou o Correio da Manhã, várias pessoas já solicitaram à autarquia o accionamento do seguro, nomeadamente as que sofreram danos em viaturas e estabelecimentos comerciais. No entanto, o pagamento dos danos materiais está ainda dependente das conclusões das peritagens.

Na vila ribatejana, o ambiente é de consternação. A edição deste ano das festas de Benavente, celebradas há mais de 30 anos, com a tradicional entrada do touro nas ruas da vila, não será facilmente esquecida. n

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!