Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Morreu na escola

Timóteo Oliveira, de 15 anos, sentiu uma ligeira indisposição enquanto jogava futebol com os colegas e rapidamente caiu inanimado, ontem, às 13h30, no campo da Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
18 de Outubro de 2006 às 00:00
Vítima tinha uma cardiopatia congénita e estava a ser seguida pelo Instituto de Cardiologia do Porto
Vítima tinha uma cardiopatia congénita e estava a ser seguida pelo Instituto de Cardiologia do Porto FOTO: Luís Oliveira
O jovem, que padecia de uma cardiopatia congénita, não podia fazer qualquer tipo de esforço físico e estava, por isso, impedido de frequentar as aulas de Educação Física, participando apenas nas aulas teóricas. Contudo, apesar da advertência dos professores e funcionários da escola, o adolescente jogava futebol nos intervalos das aulas.
Ontem, na sequência da greve dos professores, Timóteo Oliveira terá aproveitado um momento de menor vigilância, segundo os colegas, e decidiu jogar à bola. “Todos sabíamos que não podia fazer esforços e estava, por isso, identificado na enfermaria da escola. Era o caso mais grave de alunos com problemas de saúde”, explicou ao CM Agostinho Guedes, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Inês de Castro.
O responsável adiantou ainda que o psicólogo do estabelecimento de ensino está a acompanhar os alunos que assistiram à morte de Timóteo Oliveira. A irmã da vítima, que frequentava a mesma turma do jovem, também se encontrava próxima do campo de futebol quando se deu o incidente e assistiu à morte súbita do irmão. A Direcção Regional de Educação do Norte disponibilizou, entretanto, um psicólogo para acompanhar a família.
A Escola Secundária Inês de Castro está de luto, com bandeira a meia haste, e foi encerrada depois da tragédia. Hoje, as aulas deverão decorrer com normalidade.
Timóteo Oliveira tinha uma lesão grave no coração – cardiopatia congénita – desde o nascimento e estava a ser seguido pelo Instituto de Cardiologia do Porto. Ontem, os esforços do INEM para reanimar a vítima foram infrutíferos. O falecimento foi declarado no local, às 13h30.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)