Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Morreu a antiga rainha Fabíola

A antiga rainha da Bélgica, viúva do rei Balduíno, morreu esta sexta-feira na Bélgica.
5 de Dezembro de 2014 às 19:33
Rainha Fabiola tinha 86 anos
Rainha Fabiola tinha 86 anos

A antiga rainha Fabíola da Bélgica, viúva do rei Balduíno, morreu hoje em Bruxelas aos 86 anos, anunciou o Palácio real.

"As suas majestades o rei e a rainha e os membros da família real anunciam com uma grande tristeza a morte de sua majestade a rainha Fabíola, que ocorreu esta noite no Palácio de Stuyvenberg em Bruxelas", indicou o Palácio real, num comunicado.

Fabíola de Mora y Aragon nasceu a 11 de junho de 1928 em Madrid no seio de uma família nobre espanhola. Casou em dezembro de 1960 com Balduíno, que assumiu o trono belga de 1951 até 1993, ano da sua morte. 

Quinta rainha dos belgas, Fabíola assumiu uma postura discreta após a morte de Balduíno I, permanecendo na sombra do rei Alberto II (irmão de Balduíno) e da sua consorte, a rainha Paola.


Em julho de 2013, Fabíola assistiu à abdicação de Alberto II a favor do filho (sobrinho da antiga monarca) Phillipe.


Nesse ano, a família real belga esteve envolta em polémicas, uma delas envolvendo a antiga rainha.

Fabíola foi acusada de evasão fiscal através de uma fundação com o seu nome, que a antiga monarca utilizava para evitar os impostos sobre a herança do marido.

Na sequência deste escândalo, o então primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, anunciou um corte de 30% na pensão anual de 1,4 milhões de euros da antiga rainha.

política Fabíola da Bélgica Bruxelas Balduíno I
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)