Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Morte em cela da GNR

Um homem de 42 anos morreu na madrugada de ontem numa cela da GNR de Aveiro. O indivíduo foi detido no sábado durante uma operação de combate ao tráfico encetada pelo Núcleo de Investigação Criminal – Droga (NIC-D) de Aveiro e deveria ser hoje presente ao tribunal juntamente com outros onze cúmplices.
28 de Novembro de 2006 às 00:00
De acordo com a GNR, o suspeito, que residia em Vila Nova de Famalicão, onde foi detido, sofria de problemas cardíacos e estava a ser medicado. Ainda no sábado, cerca das 14h50, sentiu uma indisposição e foi assistido no Hospital de Aveiro, tendo tido alta clínica perto da meia--noite, regressando à cela.
“Por precaução, mantivemos o suspeito na cela ao lado do irmão, também detido na mesma operação, para poder olhar por ele. Ontem (domingo) fez todas as refeições normalmente, tomou a medicação, mas às 04h20, o irmão accionou a campainha porque ele tinha deixado de responder aos chamamentos”, explicou ao CM o chefe da Secção de Investigação Criminal, major Esteves.
Quando o INEM chegou, já o homem tinha morrido, sendo o óbito confirmado pelo delegado de Saúde. “Para que não restem dúvidas de que se tratou de morte natural foi chamada a PJ para recolher todos os indícios”, acrescentou o oficial.
O detido fora interceptado em Famalicão numa operação denominada ‘Astérix’, conduzida pelo NIC-D de Aveiro. O suspeito e cinco cúmplices – três homens e duas mulheres – abasteceriam de heroína seis alegados traficantes que operavam num acampamento na Gafanha de Aquém, Ílhavo.
DETENÇÃO EM FAMALICÃO
A operação ‘Astérix’, no âmbito da qual foi detido o indivíduo que morreu na cela “decorreu sem qualquer incidente”, resultando na apreensão de 9,350 quilos de heroína – o equivalente a 93 500 doses – e 13 120 euros em dinheiro.
A maior parte da droga e do dinheiro foi apreendida durante as buscas domiciliárias, efectuadas na residência de Famalicão, pelo NIC-D apoiado pelo Regimento de Infantaria da GNR. Ainda nesta residência foram apreendidas três pistolas e dois automóveis.
Num acampamento da Gafanha de Aquém foi apreendida uma pistola, três automóveis e um ciclomotor, várias peças em ouro com o peso total de 899,6 gramas, 31 telemóveis e 39 electrodomésticos de vários tipos e marcas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)