Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Morto por autocarro

"Se pudesse voltar o tempo atrás..." O lamento é de Marcos Saloca depois de o irmão, Maurício, de 39 anos, ter morrido atropelado por um autocarro, ontem às 10h25, quando ambos andavam de bicicleta na rampa da Falperra, em Braga. Em choque, o irmão da vítima sentia-se culpado por ter convencido o homem a passear de bicicleta. "Ele não queria vir. Eu é que insisti com ele", repetia, incrédulo.
5 de Julho de 2010 às 00:30
Maurício Saloca, 39 anos, seguia de bicicleta atrás do irmão. Ter-se-á desequilibrado e caiu para a faixa de rodagem, onde foi atropelado por um autocarro de uma excursão. Teve morte imediata. Um padre do Mosteiro da Ordem de Santa Cruz, que fica próximo
Maurício Saloca, 39 anos, seguia de bicicleta atrás do irmão. Ter-se-á desequilibrado e caiu para a faixa de rodagem, onde foi atropelado por um autocarro de uma excursão. Teve morte imediata. Um padre do Mosteiro da Ordem de Santa Cruz, que fica próximo FOTO: Fátima Vilaça

Os dois irmãos tinham saído de casa, em Braga, dispostos a fazer o percurso de bicicleta até ao Sameiro. Marcos tem por hábito andar de bicicleta e queria que o irmão, engenheiro civil, o acompanhasse num dos passeios.

A tragédia aconteceu quando os ciclistas voltavam a Braga e desciam a rampa da Falperra. Ao que tudo indica, Maurício ter-se-á desequilibrado quando fazia uma curva apertada e caiu para a faixa de rodagem. Nesse instante, um autocarro com uma excursão subia a rampa e o condutor não conseguiu reagir a tempo. A roda traseira do veículo passou por cima do ciclista. O irmão da vítima, que seguia à frente, só se apercebeu de que algo tinha acontecido após o autocarro ter parado.

"Ouvimos um barulho e páramos", contou ao CM a guia da excursão, Paloma Martinez. O motorista do autocarro chorou convulsivamente ao ver a vítima. "Isto é horrível. Como é que vou explicar aos meus pais?", perguntava, destroçado, Marcos.

PORMENORES

ANIVERSÁRIO

O motorista do autocarro que atropelou o ciclista fazia ontem anos. Após o acidente, ficou em estado de choque.

LOCAL DO ACIDENTE

A rampa da Falperra é conhecida por ser palco de competições automobilísticas e por ser muito frequentada por ciclistas.

EXCURSÃO

O autocarro trazia um grupo de pessoas de Valença para visitar Braga, o Santuário do Sameiro, o Bom Jesus e Barcelos.

VÍTIMA

Engenheiro civil, 39 anos, de nacionalidade brasileira. Solteiro, residia em Braga com os pais.

APOIO PSICOLÓGICO

A guia da excursão, licenciada em Psicologia Clínica, deu apoio psicológico ao irmão da vítima.

MENINO FOI ATROPELADO POR AUTOMÓVEL

Um menino de 12 anos continuava hospitalizado, ontem, depois de ter sido atropelado, pelas 21h30 de anteontem, na rua da Associação Desportiva de S. Pedro da Cova, em Gondomar. O estado de saúde de João Coelho era considerado grave.

As versões quanto à forma como se deu o acidente diferem. As testemunhas dizem que o menino estaria a brincar quando foi colhido, mas o condutor do carro assegurou às autoridades policiais que a criança correu repentinamente para a rua.

O condutor do Seat não conseguiu impedir o embate. A criança acabou por cair e ferir-se na cabeça. Após ter sido socorrida pelos Bombeiros Voluntários de S. Pedro da Cova, a vítima foi transportada para as Urgências Pediátricas do Hospital de S. João, no Porto, onde permanecia até ao fecho desta edição. A GNR de Fânzeres esteve no local e investiga.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)