Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

MUDANÇA NA GNR

O comandante interino da Brigada Fiscal (BF), tenente-coronel Figueiredo Loureiro, vai abandonar o cargo numa decisão do actual comandante da GNR, Mourato Nunes, que colocará no cargo um coronel do Exército graduado em major-general, destacado para comissão na Guarda, soube o Correio da Manhã.
13 de Maio de 2003 às 00:00
O tenente-coroneL Figueiredo Loureiro tinha sido colocado interinamente no cargo a 31 de Janeiro depois da saída do coronel Vitória, que nessa data deixou a BF. Não obstante o posto de tenente-coronel, baixo para uma função que estatutariamente é de major-general, Loureiro tinha sido escolhido pelo anterior comandante da GNR, Antunes Tomás, por fazer parte da lista de oficiais que estava à espera de ser promovido a coronel, lista entretanto aprovada pelo Ministério das Finanças. E a verdade é que os três comandos anteriores da Brigada Fiscal tinham sido de coronel – Vitória, Gamboa Marques e Jorge Manarte – e só o primeiro em 1993, aquando da fundação da unidade, havia sido de general, o brigadeiro José da Silva.
Por outro lado, Antunes Tomás, pouco antes de sair, ordenara a Figueiredo Loureiro, embora como comandante interino, que nomeasse mesmo um segundo comandante. A escolha veio a recair sobre o tenente-coronel Rodrigo Lopes, que tomou posse do cargo há menos de um mês. No entanto, logo na altura da saída do coronel Vitória se falou na hipótese de vir um oficial-general do Exército, inviabilizada por não haver militares disponíveis.
A manutenção de Loureiro veio a criar esperanças junto de sectores da BF, mas a decisão de Mourato Nunes anulou qualquer esperança e foi mantida a opção de nomear um oficial-general para a chefia da Brigada Fiscal, eventualmente Soares da Mota, à semelhança do que também acontece na BT. E novas alterações poderão surgir em Junho, quando um general do Exército passar à reserva.
O Comando da GNR adiantou que “não há qualquer nomeação para o comando da Brigada Fiscal” e classificou como “especulação” o avanço de um nome antes da decisão de Mourato Nunes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)