Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Mulher de 81 anos desaparecida há 23 dias

Uma mulher de 81 anos está desaparecida desde 23 de Julho. Residente em Assafora, Sintra, Lucrécia Furtado, viúva há 20 anos, costuma dividir os seus dias entre a casa de Sintra e outra que tem em Marvila. Filhos e vizinhos não compreendem como pôde uma idosa desaparecer assim, sem deixar rasto.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
Lucrécia Furtado, 81 anos
Lucrécia Furtado, 81 anos FOTO: Joge Godinho
Lucrécia Carmo da Glória Ribeiro Furtado foi vista pela última vez no dia 23 de Julho, numa padaria em Assafora. Desde então que ninguém a vê nem consegue entrar em contacto com ela, visto ter deixado o telemóvel em casa.
Os vizinhos não estranharam a sua ausência, uma vez que era hábito a senhora passar algum tempo na casa de Marvila ou em casa dos filhos, espalhados por Lisboa.
Só no dia 2 é que a família participou o desaparecimento na GNR de Sintra. As diligências efectuadas pelas autoridades, utilizando cães treinados para seguir pistas, revelaram--se infrutíferas. Nem a PJ, a quem foi participado o desaparecimento no dia 8, obteve qualquer pista.
Lucrécia Furtado não levou nada, excepto uma bengala que utiliza para a ajudar nas suas curtas deslocações e um porta-moedas. Prova que não se iria ausentar por muito tempo é o facto de ter deixado a porta fechada apenas no trinco.
As autoridades puseram de parte a hipótese de roubo, uma vez que a casa estava em perfeitas condições, sem vestígios de entrada forçada ou qualquer tipo de vandalismo.
O filho, José Augusto Furtado, de 52 anos, empregado de mesa, diz que já procuraram em todo o lado. “Hospitais, polícias, até no Instituto de Medicina Legal. E nada, nem sinal dela”, contou ao CM.
“A minha mãe vê mal e tem dificuldades para andar, por isso não pode ter ido para longe sozinha. Já pensámos em tudo. Ela pode ter sido assaltada ou atropelada e abandonada”, disse José Furtado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)