Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Mulher salva de carro em ribeira

Automóvel caiu ontem na ribeira de Boina e foi depois arrastado por força das águas. A condutora, de nacionalidade inglesa, foi salva por dois populares.
José Carlos Eusébio 28 de Novembro de 2014 às 09:14
Rui Francisco (foto pequena, à esquerda) e Orlando Duarte salvaram mulher de carro arrastado pela força das águas da ribeira de Boina
Rui Francisco (foto pequena, à esquerda) e Orlando Duarte salvaram mulher de carro arrastado pela força das águas da ribeira de Boina FOTO: Pedro Noel da Luz

Uma inglesa de 58 anos foi ontem de manhã resgatada por dois populares das águas da ribeira de Boina, em Portimão. O carro conduzido pela mulher despistou-se na EN266, que liga Monchique a Portimão, acabando por cair de uma altura de cerca de quatro metros para a ribeira de Boina. O veículo foi depois arrastado pela força das águas.

Rui Francisco e Orlando Duarte estavam numa casa situada a cerca de 500 metros da ribeira, quando ouviram um estrondo. Correram para ver o que se passava, mas tiveram de abrir caminho por entre um denso canavial até avistar a mulher, cujo carro estava a ser arrastado pela corrente.

"Ela gritava por socorro, em inglês. Eu disse-lhe para não abrir a porta para evitar que a água entrasse, mas ela quis sair da viatura e depois ficou agarrada a umas canas", descreve Rui Francisco, que chamou o amigo para o ajudar a resgatar a mulher, que estava em risco de ser levada pelas águas.

"Ela já estava a perder as forças, mas eu estendi-lhe a mão e consegui agarrá-la", conta Orlando Duarte. Entretanto, o carro (um Renault 5) já tinha desaparecido, levado pela corrente.

A estrangeira foi depois transportada numa ambulância dos Bombeiros de Portimão para o hospital local. "Estava em hipotermia e tinha algumas escoriações", refere Fernando Águas, oficial-superior da corporação. O carro foi encontrado pelos bombeiros a cerca de duas centenas de metros do local do acidente, mas não foi possível retirá-lo da ribeira. 

Ver comentários