Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Mulher vai liderar caso Madeleine

Inspetor Andy Redwood reforma-se no final do mês. Investigação britânica vai ser entregue à inspetora chefe Nicola Wall, uma especialista em homicídios.
Rui Pando Gomes 6 de Dezembro de 2014 às 14:11
Inspetora chefe Nicola Wall (esq.) vai substituir Andy Redwood na investigação do caso Maddie
Inspetora chefe Nicola Wall (esq.) vai substituir Andy Redwood na investigação do caso Maddie FOTO: D.R.

A investigação britânica do caso Madeleine McCann vai passar a ser liderada por uma mulher. A inspetora chefe Nicola Wall da Metropolitan Police, que comanda atualmente a equipa especialista em homicídios, vai passar a liderar a investigação ao desaparecimento da criança inglesa, depois da saída do inspetor chefe Andy Redwood, que se vai reformar no final deste mês.

Apesar de assumir funções apenas no dia 22 de dezembro, ao que o CM apurou, a investigadora Nicola Wall deverá integrar a equipa britânica que viaja para o Algarve na próxima segunda-
-feira, para acompanhar as inquirições a onze testemunhas, entre elas Robert Murat, o primeiro arguido na investigação portuguesa.

As diligências começam a ser realizadas na terça-feira nas instalações da Polícia Judiciária (PJ) de Faro e vão demorar três dias. Na sexta-feira, a oficial da polícia inglesa vai reunir com a equipa da PJ, liderada por Luís Mota Carmo, que tem concretizado as diligências pedidas pelos investigadores britânicos através de cartas rogatórias.

A Metropolitan Police confirmou ontem que está a decorrer a passagem do processo à nova chefe da investigação e os pais da criança, Gerry e Kate McCann, "já foram informados".

O inspetor chefe Andy Redwood, que tem sido a face mais visível da investigação britânica, diz ter sido "um grande privilégio" liderar a ‘Operação Grange’, durante três anos e meio, e garante que deixa a investigação nas mãos de "uma colega muito experiente". 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)