Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Multibanco desfeito

Um gang armado espalhou a confusão na região Oeste, na madrugada de ontem, ao tentar furtar uma máquina Multibanco com uma retroescavadora e um estabelecimento de materiais agrícolas. Surpreendidos pela polícia, os assaltantes responderam a tiro e fugiram a pé.
7 de Dezembro de 2004 às 00:00
O rasto de destruição deixado pelo grupo nos concelhos de Alcobaça e Lourinhã não deixa dúvidas às autoridades policiais. “Estamos perante gente perigosa que não tem o mínimo respeito pela vida humana”, desabafou um responsável da GNR.
A actuação deste gang, constituído por quatro ou cinco elementos, terá começado com o furto de uma carrinha de caixa aberta, na zona do Facho, Alcobaça.
Em seguida, os ladrões dirigiram-se para a pequena aldeia de Casal Pardo (Alcobaça), furtaram uma retroescavadora e utilizaram-na para partir a parede da sede da Associação Recreativa e Desportiva local, onde está instalada uma caixa Multibanco. A ideia, presumem os populares, era carregar a máquina na carrinha furtada, mas por razões desconhecidas, o grupo abandonou o local, sem levar nada. A retroescavadora foi deixada a trabalhar.
Mais tarde, os assaltantes foram interceptados por uma patrulha da GNR a furtar artigos de uma loja de produtos agrícolas, na Lourinhã.
Os guardas tomaram posição para os deter, mas estes dispararam vários tiros de pistola (calibre 6,35 mm) na direcção dos militares e conseguiram pôr-se em fuga através dos campos de cultivo. Para trás, deixaram a carrinha e alguns objectos furtados.
LADRÕES EXPERIENTES
EXPERIÊNCIA
O dono da retroescavadora furtada diz que “só alguém com experiência” conseguia fazer a ligação directa e manobrá-la. O grupo tentou furtar outra retroescavadora na aldeia.
LIGAÇÃO
O grupo pode estar relacionado com um assalto a uma caixa ATM em Janeiro, em Vidais, Caldas da Rainha. Na ocasião, a carrinha foi furtada na Lourinhã. Agora, foi lá abandonada.
CAUTELA
Antes de começarem as operações para furtar a máquina Multibanco, os ladrões cortaram os fios de telefone ligados ao aparelho. Ninguém deu pelo que estava a acontecer.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)