O estrondo da explosão foi ouvido por vários moradores da zona de Montechoro, em Albufeira, ao fim da madrugada de ontem.
O ataque à caixa multibanco na rua Alexandre O’Neill ocorreu cerca das 06h50, tendo destruído por completo o equipamento, que se encontrava instalado dentro de uma cópia das tradicionais chaminés algarvias, que ornamentava um pequeno jardim.
Segundo o
CM apurou, o assalto terá rendido várias dezenas de milhares de euros, uma vez que a caixa ATM, da Caixa de Crédito Agrícola, tinha sido carregada na véspera.
O ataque ao multibanco terá sido preparado de antemão, pelos assaltantes. Testemunhas, sob anonimato, garantiram que "a câmara de videovigilância instalada num poste junto à caixa multibanco foi virada alguns dias antes".
O objetivo terá sido evitar que o assalto fosse filmado pelo sistema e as imagens pudessem fornecer pistas às autoridades.
O facto de o hotel Montechoro se encontrar em obras e haver menos gente do que o habitual a circular na zona durante a noite também terá ajudado à mais fácil concretização do assalto pelos criminosos.
A GNR de Albufeira foi a primeira força de segurança a chegar ao local, mas, dadas as características do crime, a investigação está a cargo da Polícia Judiciária de Faro, que ontem de manhã esteve também no local a recolher indícios.
Os assaltantes levaram todo o dinheiro que se encontrava na máquina ATM e deixaram para trás um rasto de destruição.