Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Mundo entra no ano do coelho

O Ano Novo Lunar chinês entra esta quarta-feira num novo signo, o coelho. Segundo o Zodíaco oriental o coelho representa tempos mais calmos, depois do agitado ano do tigre que hoje dá os últimos rugidos.
2 de Fevereiro de 2011 às 13:12
Coelho representa sorte no zodiaco chinês
Coelho representa sorte no zodiaco chinês FOTO: D.R.

A entrada do novo ano chinês, representa uma ameaça para o próprio coelho, defende a associação de defesa dos animais PETA (Pelo Tratamento Ético dos Animais). A ideia que este animal trás sorte e felicidade leva muitos orientais a adoptar coelhos. Contudo, devido a estes animais serem mais dificeis de cuidar que cães ou gatos, faz com que muitas pessoas abandonem os animais às primeiras dificuldades de adaptação.

Uma outra ameaça resulta da morte acrescida de coelhos para a obtenção de amuletos como rabos, patas e olhos.

A chegada do coelho representa assim novas oportunidades de negócio. Para Zhao Jizhang, que vende este animais em gaiolas perto de um mercado ao ar livre de Pequim, diz não ter mãos a medir.

"As pessoas os compram por causa do Ano do Coelho", explicou Zhao, que cobra três euros por animal, uma pechincha em comparação com o preço médio de 15 euros cobrados nas lojas de animais.

Nos mercados a venda de carne de coelho também disparou para ser cozinhado esta noite nos pratos tradicionais de passagem de ano.

A entrada de um novo ano chinês representas para cerca de 300 milhões do país mais populoso do Mundo, a entrada numa semana de férias. O Zodiaco leva mesmo ao encerramento das principais praças financeira da China (Xangai e Hong Kong) que só deverão abrir na próxima quarta-feira.

As praças financeiras orientais aguardam com expectativa a chegada do coelho para terminar com o agitado período do Tigre. A correctora e grupo de investimentos CLSA previu no seu 'Índice Feng Shui' que o coelho terá um efeito positivo para o mercado de acções.

"Um coelho branco renomadamente plácido, belo e previdente tomará os domínios do decididamente desagradável e errático tigre, que tem sacudido e revirado os mercados nos últimos 12 meses", destacou a correctora.

Coelho zodiaco China
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)