Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Mundo está com menos pobreza

O relatório das Nações Unidas (ONU) para 2007, hoje apresentado, indica que o Mundo tem feito progressos na redução, até 2015, da pobreza extrema.
2 de Julho de 2007 às 00:00
Mundo tem menos pobreza
Mundo tem menos pobreza FOTO: Reuters
No entanto, estão ainda longe de alcançadas as oito metas definidas na Cimeira do Milénio, entre as quais a erradicação da fome e pobreza extrema; educação primária para todos; igualdade entre géneros; menor mortalidade infantil; redução do VIH/sida, malária e outras doenças infecto-contagiosas; sustentabilidade ambiental e parcerias globais para o desenvolvimento.
Segundo as Nações Unidas, o número de pessoas que vivem com o equivalente a um dólar por dia baixou de 32% (1250 milhões) para 19% (980 milhões). A manter-se o ritmo, o relatório prevê que a redução da pobreza será efectiva na maioria das regiões. A África subsaariana continua a ser a zona com mais pobreza em todo o Mundo.
O cumprimento de outras metas é desigual: por um lado, aumentam as mortes causadas pela sida; por outro, cresce o ensino primário e cai a mortalidade infantil. Já a luta pela igualdade de direitos das mulheres ganhou maior protagonismo, mas os progressos são ainda lentos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)