Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Munícipes vão pagar o dobro

O novo tarifário de abastecimento de água, tratamento de águas residuais e recolha de resíduos sólidos do município de Alcoutim vai repercutir-se na quase duplicação do valor pago pelos consumidores. As tarifas foram aprovadas este mês e entrarão em vigor no mês seguinte à sua publicação em Diário da República.
20 de Julho de 2008 às 00:30
Introdução da tarifa de tratamento de esgotos reflecte-se na factura
Introdução da tarifa de tratamento de esgotos reflecte-se na factura FOTO: DIREITOS RESERVADOS

O aumento do montante a pagar pelos munícipes resulta sobretudo da introdução da tarifa de tratamento de esgotos – até agora não era cobrado nada. "A própria Lei das Finanças Locais obriga-nos a tomar esta decisão, dado que estabelece que os custos dos serviços prestados e bens fornecidos não devem ser inferiores aos que são suportados pela autarquia, mas iremos fazer isso de forma gradual", referiu ao CM o vereador José Carlos Pereira.

Na verdade, as tarifas aplicadas nos primeiros escalões domésticos serão inferiores aos custos. É que a edilidade paga à empresa Águas do Algarve cerca de 45 cêntimos por cada metro cúbico de águas residuais e irá cobrar aos munícipes 24 cêntimos no primeiro escalão e 40 cêntimos no segundo. Situação semelhante verifica-se com o abastecimento de água, embora o sistema multimunicipal não abasteça todo o município. "Alcoutim é um concelho desertificado e com carências. Se fossemos aumentar tudo de uma só vez, isso significaria um acréscimo de custos para os consumidores na ordem dos 500 por cento", frisou José Carlos Pereira.

PORMENORES

COMPARAÇÃO

Apesar do aumento, os munícipes de Alcoutim continuarão a ser dos que menos pagam no Algarve. A título de exemplo, quem mora em Portimão desembolsa 42 cêntimos por metro cúbico de água no primeiro escalão, enquanto em Alcoutim são cobrados apenas 24 cêntimos.

DESCONTO

Estão isentos do pagamento de 50% do valor dos preços os portadores do Cartão Social do Município de Alcoutim, atribuído a pessoas de baixos rendimentos. Meia centena de famílias já dispõe do referido cartão.

ACTUALIZAÇÃO

As tarifas da água e de recolha de resíduos sólidos nãoeram alteradas desde 2004.A actualização foi baseadana inflação ao longo desses anos.

 

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)