Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Música e pratos com ‘fiel amigo’

Iniciativa pretende ajudar as associações locais a angariarem verbas para as atividades.
16 de Agosto de 2013 às 01:00

O cartaz do Festival do Bacalhau inclui nomes consagrados da música portuguesa, mas o ‘fiel amigo’ continua a ser o convidado de honra. Cerca de seis toneladas de bacalhau em posta e outras tantas de produtos derivados estão a ser confecionadas na iniciativa que decorre, até domingo, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.

"É aqui que as associações fazem o seu pé de meia e esta é uma maneira inteligente de a câmara municipal dar um subsídio às coletividades, porque lhes dá as canas para elas pescarem", referiu ao CM o grão-mestre da Confraria Gastronómica do Bacalhau, João Madaleno. Nove instituições de Ílhavo e da região de Aveiro integram a iniciativa, que este ano aposta também na animação cultural. A fadista Ana Moura e os músicos Miguel Araújo e José Cid são apenas alguns dos nomes que atuam no Jardim Oudinot. "Um prato de bacalhau tem de ser bem complementado, e o cartaz preenche a oferta gastronómica", diz o presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves.

O Festival do Bacalhau inclui ainda tasquinhas, venda de padas de Vale de Ílhavo, provas de vinhos, artesanato, animação para crianças e várias demonstrações culinárias com a participação de chefes de cozinha portugueses.

Ílhavo festival bacalhau
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)