Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

NAFTA SUJA ARRÁBIDA

Milhares de pequenas bolas de nafta deram sexta-feira à costa nas praias mais conhecidas do Parque Natural da Arrábida – Albarquel, Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Coelhos e Portinho – um acidente raro mas, “mais comum do que o que seria desejável”.
29 de Dezembro de 2002 às 00:00
Embora não representem perigo para a vida marinha, as bolas de crude, “cujo diâmetro varia entre os cinco e os vinte centímetros”, fixam-se no areal e nos rochedos, pelo que desde a manhã de ontem uma equipa de 65 homens da Câmara Municipal, Associação de Produtores Florestais e dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Setúbal começaram a remover o produto, a quem, desde o início da tarde de ontem, se juntaram 20 escuteiros.

Coordenados pela Protecção Civil Municipal de Setúbal, os trabalhos tiveram início nas praias da Albarquel, Galapos e Figueirinha. Hoje de manhã as equipas irão limpar as praias de Galapinhos, Coelhos e Portinho, sendo de esperar que os trabalhos de limpeza estejam, de acordo com o responsável pela Protecção Civil da Câmara de Setúbal, José Luís Bucho, "concluídas durante o dia de hoje".

Embora sem adiantar responsáveis ou causas concretas para o sucedido, José Luís Bucho refere que “as bolas de nafta, entre os cinco e os vinte centímetros, poderão ser provenientes de um navio que passou ao largo da costa portuguesa há alguns dias".
Além dos 65 homens envolvidos nas operações de limpeza das praias, da região de Setúbal, a Câmara Municipal disponibilizou uma retroescavadora e camiões para assegurar o transporte dos resíduos para um local, ainda que provisório, a designar pelo Ministério do Ambiente.

O local de depósito da nafta recolhida era, aliás, o principal problema pois, de acordo com o responsável da Protecção Civil. "É necessário que os responsáveis do Parque Natural da Arrábida (dependente do Ministério do Ambiente) nos indiquem rapidamente um local para depositar os resíduos".

A alternativa será, como sublinha José Luís Bucho, “deixar a nafta recolhida nas praias da região em cima dos camiões até amanhã, dia em que o Ministério do Ambiente nos deverá indicar qual o destino final dos resíduos".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)