Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

“Não haver mortes na estrada é um sonho”

Tenente-Coronel Costa Lima, porta-voz do Comando-Geral da GNR, falou ao CM sobre a prevenção rodoviária durante o Ano Novo.
31 de Dezembro de 2009 às 00:30
“Não haver mortes na estrada é um sonho”
“Não haver mortes na estrada é um sonho”

Correio da Manhã – A segunda fase da Operação Natal/Ano Novo da GNR começou ontem às 00h00. Qual a principal preocupação nesta época?

Tenente-coronel Costa Lima – A principal preocupação da GNR, nesta e nas outras fases, é, acima de tudo, não haver mortes nas estradas portuguesas e é por isso que mobilizamos milhares de militares, precisamente com o objectivo de ajudar os cidadãos a chegarem bem aos seus destinos. Estaremos concentrados em especial no Litoral e Sul, que são as zonas mais procuradas nesta época.

– Quais os conselhos a dar aos condutores principalmente para o dia de hoje, em que vai haver um maior fluxo de trânsito?

– É o mesmo de sempre. Todos os dias batalhamos contra os comportamentos irresponsáveis e de risco dos nossos condutores mas apelamos, sobretudo, para que optem por sair mais cedo de casa, para não haver pressas propensas às manobras perigosas e, acima de tudo, que não conduzam sob o efeito do álcool.

– Entende existir algum grupo de risco durante esta fase do Ano Novo?

– Todos os condutores são importantes, independentemente da idade ou do sexo, mas estamos muito atentos aos jovens, como o temos feito há já algum tempo. Ultimamente tem-se assistido a um grande número de mortes de gente muito nova que faz da estrada um autêntico desafio. E então nesta época de maiores excessos faz todo o sentido lembrarmo-nos desta classe.

– No ano passado, durante esta fase, houve sete mortes. O objectivo é diminuir este número...

– O objectivo é sempre o sucesso e enquanto houver nem que seja uma única morte não temos motivos para celebrar nada, mesmo que haja diminuição. Aliás, não haver mortes na estrada é um sonho, mas que acredito que possa realizar-se. Depende de nós todos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)