Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

“Não sei se seria só droga naquele avião”

"Quero uma vida de paz, acompanhar o crescimento das minhas netas, trabalhar e viver com saúde, se for possível." São estes os desejos de Maria Virgínia Passos, em liberdade há três dias, depois de ter sido detida na Venezuela, em 2004, quando se preparava para embarcar num avião, com destino a Lisboa, com 400 quilos de cocaína. No voo da Air Luxor foi ainda detido o co-piloto e a hospedeira.
7 de Janeiro de 2011 às 00:30
Depois de seis anos e meio de prisão numa cadeia da Venezuela, Maria Virgínia Passos diz querer agora uma “vida de paz” e garante que quer arranjar um trabalho e “trabalhar"
Depois de seis anos e meio de prisão numa cadeia da Venezuela, Maria Virgínia Passos diz querer agora uma “vida de paz” e garante que quer arranjar um trabalho e “trabalhar' FOTO: Duarte Roriz

Ontem, Maria Virgínia admitiu que sabia que havia droga no avião, dizendo mesmo: "Não sei se seria só droga que viria no avião." A afirmação foi feita numa entrevista a vários jornais e televisões em que o CM esteve presente e em que Virgínia Passos explicou que não foi detida no avião. "Foi na sala de embarque, não junto à droga", disse Virgínia Passos, alegando que "não foi feita alguma prova em juízo" da sua culpa.

Condenada na Venezuela por tráfico de droga, Virgínia Passos cumpriu seis anos e meio de cadeia e em Outubro do ano passado foi extraditada para Portugal. Do tempo que passou na cadeia da Venezuela diz que "é um assunto doloroso" e que quer "esquecer". Do aeroporto seguiu directamente para a cadeia de Tires, tendo só o Tribunal de Execução de Penas determinado a sua libertação depois de ter cumprido 5/6 da pena. "Foram três meses duros, mas já passou", afirmou Maria Virgínia.

Em Portugal, corre um processo igual ao que foi julgado na Venezuela e que está pendente. O advogado, Carlos do Paulo, requereu a abertura da instrução com base no princípio de que uma pessoa não pode ser julgada duas vezes pelo mesmo crime.

Maria Virgínia DROGA VENEZUELA AIR LUXOR PRISÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)