Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

NASCEU NOS EUA A 1.ª MULA CLONADA

Investigadores norte-americanos anunciaram o nascimento da primeira mula por clonagem, a primeira experiência do género na família dos equídeos e que é publicada na edição de hoje da revista 'Science'.
30 de Maio de 2003 às 00:00
O potro, a que foi dado o nome de "Idaho Gem", junta-se ao grupo dos animais clonados de que já fazem parte ovelhas, vacas, porcos, gatos e ratos.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Idaho clonou a mula usando uma célula de um feto de mula e um óvulo de uma égua. "Idaho Gem" é irmã genética de "Taz", uma mula campeã de corridas, e será também treinada para correr.
Esta clonagem é particularmente invulgar porque as mulas, que são híbridos resultantes do cruzamento de burros e cavalos, são quase sem excepção estéreis e incapazes de se reproduzir.
"Uma mula não o pode fazer sozinha, por isso tivemos de dar uma ajuda", afirmou Gordon L. Woods, chefe da equipa da Universidade de Idaho responsável pela clonagem.
O cientista afirmou ainda que está previsto usar as mesmas técnicas para clonar cavalos. "Pensamos que o mesmo tipo de avanços que conseguimos para produzir este clone de mula são importantes para clonar cavalos", afirmou Woods, primeiro autor do artigo publicado na 'Science'.
Outros investigadores, porém, dizem esperar neste Verão o nascimento de cavalos clonados através de técnicas ligeiramente diferentes das usadas pela equipa de Idaho.
As mulas resultam do cruzamento de um burro com uma égua, sendo o êxito deste tipo de acasalamento quase igual ao de cavalos e éguas.
Ver comentários