Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

NATO SIMULA EM PORTUGUÊS

Carlos Páscoa, um militar português que trabalha nos aviões-radar da Nato em Geilenkirchen, Alemanha, criou um simulador de instrução para pilotos e navegadores que ofereceu à Força Aérea de Controlo e Alerta Rápido (AWACS) da Aliança Atlântica.
13 de Fevereiro de 2003 às 00:00
O major navegador, ontem homenageado pela sua participação na “Operação Águia Assistida” da NATO, contou que o simulador resultou do seu trabalho de investigação para a licenciatura em Informática de Sistemas.

Até agora, o treino dos pilotos e navegadores dos AWACS era feito nos simuladores de inércia existentes a bordo dos aviões. Como a instrução em terra implicava "chamar alguém para colocar as escadas (de acesso ao aparelho) e ligar os geradores", entre outras exigências de natureza logística, a oferta portuguesa aos AWACS permitiu poupar "uma série de custos", realçou Carlos Páscoa.

A importância de valorizar a investigação e a qualidade das condições de trabalho em Geilenkirchen levaram-no a ser 'atrevido': como "as coisas não são impossíveis", propôs à NATO o envio de um especialista aquando da apresentação da tese, em Lisboa, e a concessão de estágios a universitários portugueses na base em troca do simulador, que foi aceite.

Além de Carlos Páscoa, outros militares portugueses foram condecorados ontem na Alemanha, pela participação na operação "Águia Assistida" com que a NATO apoiou os EUA depois dos atentados de 11 de Setembro.

Dos 19 militares da Unidade de Apoio Portuguesa, 10 estiveram nos EUA e cumpriram um total de 1392 horas de voo das 4307 horas que durou a operação "Águia Assistida”. A NSUPO é formada por três pilotos – um dos quais, o capitão Luís Graça, obteve as qualificações de comandante dos AWACS durante a operação "Águia Assistida" –, um navegador, dois mecânicos de voo, quatro operadores de sistemas, um supervisor de manutenção dos radares, três administrativos e cinco polícias. Em breve chegará um 2.º militar português para ocupar o cargo de 2.º comandante do Grupo de Instrução dos AWACS durante três anos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)