O navio patrulha Mondego abortou na noite de segunda-feira a missão de transportar até às ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, os agentes da polícia Maritima e vigilantes da natureza que vão fazer a rendição de colegas, soube o CM.
No entanto, fontes não oficiais dizem ter havido uma falha geral de energia a bordo. Ainda não há confirmação oficial da origem do problema que deixou o Mondego incapaz, quando já estava a cerca de 8km do Funchal, de onde largou já com atraso e após as chaminés terem largado muito fumo, de origem também não explicada.
O Mondego causou tumulto após, no dia 11, treze elementos da guarnição se terem recusado a largar para missão , alegando avarias que só deixavam e ao navio em risco.
Segundo comunicado do comando da Zona Marítima da Madeira, o navio foi rebocado por "motivos de ordem técnica" e será esta terça-feira alvo de uma "inspeção técnica por parte da Direção de Navios que se deslocarão à Ilha da Madeira para o efeito".
"A rendição dos elementos destacados nas Ilhas Selvagens será assegurada hoje pelo NRP Setúbal", pode ler-se no comunicado.
Na última semana o Mondego saiu várias vezes para o mar, em treino da nova guarnição e para verificar os arranjos efetuados às avarias.