Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Nevão cerca centenas

Centenas de pessoas ficaram ontem bloqueadas em várias estradas do Norte e Centro do País na sequência de mais um forte nevão que se abateu sobre as zonas montanhosas e depois por causa do gelo que se formou.
28 de Dezembro de 2008 às 00:30
Alguns turistas impedidos de subir até à Torre não perderam tempo e divertiram-se em locais cobertos pelo manto branco
Alguns turistas impedidos de subir até à Torre não perderam tempo e divertiram-se em locais cobertos pelo manto branco FOTO: Edgar Martins

A situação mais complicada verificou-se na aldeia de Covanca, na serra do Açor, Pampilhosa da Serra, onde oito pessoas, incluindo crianças, entraram em pânico porque foram apanhadas pelo nevão quando iniciavam a viagem de regresso a Lisboa, onde residem. "Como são pessoas que não estão habituadas a este tipo de situações entraram em pânico mas foram socorridas a tempo por nós e por funcionários da autarquia", contou João Lopes, comandante dos Bombeiros de Pampilhosa da Serra. A aldeia do Piódão (Arganil) esteve inacessível durante parte da tarde.

Na serra da Estrela, onde já se encontram milhares de turistas para a Passagem de Ano, viveu-se momentos de grande confusão pois todas as estradas ficaram intransitáveis. A GNR foi obrigada a cortar o trânsito a partir da Covilhã, o que motivou grande protesto de alguns turistas. "Há pessoas, sobretudo aquelas que residem nas cidades e não sabem o perigo que existe na serra em situações de grande temporal de neve e vento, como o que existe hoje", desabafou um militar da GNR.

Mais a norte, o IP4, na zona do Alto do Espinho, esteve cortado e várias viaturas ficaram bloqueadas ao final da tarde.

BOMBEIROS COM MUITO TRABALHO

Os bombeiros das corporações da Guarda, Gouveia e Seia não tiveram mãos a medir para tantos pedidos de socorro. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, os soldados da paz tiveram de acudir a "várias dezenas" de pedidos de socorro de pessoas que ficaram bloqueados nas estradas, sobretudo devido ao gelo.

Na Guarda gerou-se momentos de grande confusão, ao ponto de a Protecção Civil ter de abrir um corredor de emergência para o hospital e alertar as pessoas para não saírem de casa. Situação semelhante viveu-se em várias aldeias das serras de Montemuro e Caramulo. Os Bombeiros de Castro Daire socorreram dezenas de automobilistas.

PROBLEMAS

CORTES VÁRIOS

A neve e o gelo levaram ao corte de algumas estradas no Norte e Centro: A24 e IP4 (Vila Real), EN201 (Amarante-Mesão Frio), EN2 (Bigorne), EN18 (Fundão-Alpedrinha), EN334 (Piódão-Vide); EN314 (Chaves), EN321 (Castro Daire-Cinfães) e todos os acessos à Torre, na serra da Estrela.

ALDEIAS A GERADOR

Dificuldades em reparar as linhas de electricidade no Sul do concelho de Mirandela, devido ao gelo, levaram a EDP a instalar geradores para alimentar as casas das aldeias de Abreiro e Milhais.

MELHORIA DO TEMPO

O Instituto de Meteorologia prevê melhorias para hoje. Só está prevista queda de neve acima dos 1400 metros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)