Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

NITROFURANO TEM ORIGEM ESPANHOLA

O administrador da Avibom, proprietária da Herdade da Daroeira (Santiago do Cacém), Manuel Chaveiro Soares, atribuiu os nitrofuranos aí detectados "à utilização de uma matéria-prima contaminada de origem animal que é importada de Espanha".
8 de Março de 2003 às 04:06
Em declarações à Lusa, Chaveiro Soares disse que a empresa "foi apanhada de surpresa" mas adiantou que "as quantidades detectadas são vestigiais, não tendo, por isso, qualquer efeito no animal e muito menos na saúde pública". O administrador da empresa classificou ainda toda a situação como "um acidente lamentável".

A Herdade da Daroeira é uma das três explorações onde foi detectada a existência de nitrofurano. Carlos Morais, o proprietário da Novagro, outra das explorações sequestradas, negou o uso de nitrofurano e exigiu saber o resultado da contra-análise. Entretanto, o Hospital de S. José, em Lisboa, mudou a dieta alimentar dos doentes por causa da existência de frangos com nitrofurano. A canja de galinha foi substituída pela sopa de peru, mas os responsáveis do hospital estão igualmente preocupados porque algumas aviculturas utilizaram o nitrofurano nos perus. O Ministério da Saúde ainda não deu nenhuma orientação ao hospital e está em causa a confecção de 1100 refeições por dia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)