Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

No chão em três segundos

Um, dois, três e, antes que se diga quatro as torres Verde Mar e T04, em Tróia, serão reduzidas a escombros. Três a quatro segundos é quanto deve demorar cada uma das torres de 16 pisos a ruir, com recurso à implosão.
5 de Setembro de 2005 às 00:00
O ‘espectáculo’ está marcado para as 16h00 de quinta-feira, mas a assistência ‘in loco’ será restrita, pois foram impostos limites à entrada e circulação na Península de Tróia.
A Sonae tem-se escusado a avançar pormenores técnicos sobre a implosão. Contudo, ao que o CM apurou, haverá três detonações em cada torre: uma na estrutura central, outra nos apoios laterais e a última no topo.
Quando faltam três dias para a implosão, as torres apresentam um aspecto ‘descarnado’, libertas de tudo aquilo que, no momento das detonações, poderia ser disparado para o exterior. Nas últimas semanas, uma equipa de técnicos especializados ocuparam-se também a fragilizar as estruturas de betão, de maneira a facilitar a derrocada, já que no processo de implosão é suposto o prédio cair como um castelo de cartas, na vertical. O fim das torres viabiliza o empreendimento turístico projectado pela Sonae, que, em 1997, adquiriu a Torralta. Nos cerca de 440 hectares de terreno irá nascer uma espécie de ‘resort’, que inclui moradias, três aparthotéis e um hotel de cinco estrelas.
Além disso, prevê-se a construção de uma marina, um casino e um novo cais de embarque. Os ambientalistas têm contestado vivamente a localização do novo ponto de atracagem dos ‘ferries’, situado numa zona de alimento da colónia de golfinhos-roazes do rio Sado, uma população em decréscimo.
SEGURANÇA
ACESSO INTERDITO
Será interdito entre as 05h00 e as 18h00 de quinta-feira o acesso a toda a área da Península de Tróia, a norte da linha definida pelas instalações militares, estrada de acesso, troço da estrada 253-1 até ao antigo parque de campismo e limite norte.
NORMALIDADE
O processo deverá estar terminado às 18h00, mas só após o reconhecimento pelo Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal de que estão repostas as condições de normalidade, será desactivado o mecanismo de interdições implementado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)