Nomeado reitor para o centenário

O padre Carlos Cabecinhas é o novo reitor do Santuário de Fátima, substituindo no cargo o padre Virgílio Antunes, que há oito dias foi nomeado bispo de Coimbra.
06.05.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Nomeado reitor para o centenário
Padre Carlos Manuel Cabecinhas é o novo reitor do Santuário de Fátima Foto direitos reservados

Carlos Cabecinhas tem 40 anos e é natural de Leiria. Doutorado em Liturgia, trabalha há quase um ano como capelão da Pastoral Litúrgica no Santuário de Fátima. É um dos maiores especialistas nacionais em Liturgia, tendo sido o director nacional das celebrações pontifícias na visita do Papa a Portugal.

O bispo de Leiria--Fátima, D. António Marto, diz que se trata de "um padre dotado de grande riqueza humana, pastor de excepção e intelectual raro", sublinhando que "o Santuário, os peregrinos e a Igreja vão ficar muito bem servidos".

De resto, o prelado espera que o novo reitor cumpra um mandato "de pelo menos seis anos", concretizando o programa das comemorações do centenário das Aparições, cujas linhas essenciais foram já traçadas pelo anterior reitor.

"Espero que não andemos sempre em mudanças e que vivamos agora um largo período de estabilidade. O Santuário vive um momento alto e o centenário é algo mais do que simbólico", disse D. António Marto.

O novo reitor, que ontem se encontrava em Roma, manifestou-se "orgulhoso" por ter sido o escolhido "para tão importante missão. O padre Carlos Cabecinhas toma posse no próximo dia 11 de Junho, numa missa agendada para a Igreja da Santíssima Trindade.

NOVA SEDE DA CEP EM 2014

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai ter uma nova sede, no concelho de Oeiras, onde ficarão instalados também outros organismos da Igreja, assim como os meios de comunicação social católicos, como a Agência Ecclesia e a Rádio Renascença. D. Jorge Ortiga, que ontem terminou o mandato como presidente da CEP, disse esperar que a construção da nova sede avance "em breve", referindo que "são necessárias melhores condições de trabalho, sobretudo para as comissões. D. Manuel Clemente, vice-presidente eleito, disse, no final da Assembleia Plenária, que o velho edifício do Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa, "já está negociado e que "os principais problemas burocráticos estão prestes a ser resolvidos", admitindo que as obras arranquem em breve e possam estar concluídas até 2014.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!