Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Norte oferece altar a Bento XVI

O altar do Papa no Porto vai ter custo zero. A revelação foi feita ontem pelo vigário-geral da diocese do Porto, padre Américo Aguiar, que endossou todos os méritos desse ‘feito’ para as câmaras municipais e empresas que quiseram colaborar com a organização.
23 de Abril de 2010 às 00:30
Norte oferece altar a Bento XVI
Norte oferece altar a Bento XVI FOTO: direitos reservados

"Temos encontrado uma abertura extraordinária por parte de todas as entidades a quem vamos lançando o desafio de nos ajudarem a receber bem o Santo Padre", disse o clérigo, acrescentando que "nunca será de mais realçar que muitas pessoas, empresas e autarquias estão a trabalhar arduamente e de forma totalmente gratuita para que esta festa tenha sucesso".

As várias peças que integram o presbitério começam a ser construídas na segunda-feira. A estrutura do altar, a cátedra da Eucaristia e as cadeiras dos bispos e cardeais vão ser feitas por firmas do concelho de Paços de Ferreira. A cátedra de descanso, o fundo do altar e as restantes cadeiras estão a cargo de empresas de Paredes. A cruz alta vai ser feita pelos carpinteiros desta autarquia.

Já os atoalhados serão feitos pela Câmara de Felgueiras e pelas bordadeiras da Casa do Risco. A Câmara de Resende irá oferecer cavacas ao Papa e aos convidados.

Também grátis vai ser a colocação de 11 ecrãs gigantes, em praças e ruas adjacentes aos Aliados, e de toda a instalação sonora.

Além disso, tudo o que for utilizado naquela que é a primeira Missa de um Papa no Porto vai ser reutilizado. O altar irá para a Casa de Vilar, a cruz alta para o Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, e até os dois microfones que vão captar as palavras de Bento XVI já têm destino: um vai para a paróquia de Santa Cecília, na Madeira, e o outro para o Convento de Montariol, em Braga.

Assegurada está também a saudação do Papa aos pescadores, a partir da Ponte do Infante. Calcula-se que se juntem no Douro duas centenas de embarcações.

 

FORÇA AÉREA RESERVA CINCO HÉLIS PARA O PAPA 

l Cinco dos 12 helicópteros EH 101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) destinados a busca e salvamento, transporte de feridos e vigilância da pesca estão reservados para o Papa Bento XVI e a sua comitiva durante a estadia em Portugal.

O CM apurou que as aeronaves foram solicitadas à FAP pelo protocolo de Estado, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. É esta entidade que é responsável pela coordenação da visita a Portugal do chefe de Estado do Vaticano e líder dos católicos no Mundo, que decorrerá entre 11 e 14 de Maio. 

 

PORMENORES

PAPA PROCESSADO 

Bento XVI foi ontem formalmente processado judicialmente nos EUA por alegado encobrimento de abusos, no caso de um padre acusado de molestar 200 crianças surdas entre 1950 e 1975.

BISPO DEMITIDO 

O Papa aceitou a demissão do bispo irlandês James Moriarty, líder da diocese de Kildare e Leighlin, implicado num inquérito sobre casos de pedofilia na diocese de Dublin.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)